Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Intergal regressa este ano após sucesso de 2012 (com vídeos)

3 de Março de 2013

O potencial exportador de cem empresas nacionais foi mostrado entre  4 a 6 de Outubro de 2012 na 1ª edição da Intergal – Feira Internacional de Produtos Alimentares Portugueses, que decorreu no Exposalão-Centro de Exposições da Batalha. Um evento a repetir este ano, também em Outubro, de 24 a 26.

O sector dos vinhos, um dos mais representados na feira – divulgada pela organização em 23 países, como o apoio da AICEP -  vendeu para o exterior há dois anos 675 milhões de euros e 2,97 milhões de hectolitros, mostrando na actualidade uma tendência ascendente, como outras áreas dos produtos alimentares e bebidas.

“O objectivo é reunir os produtores e fabricantes de produtos alimentares portugueses e promovê-los à escala nacional e internacional, com vista dinamizar o mercado e fomentar o aumento das exportações. Este amplo sector de actividade tem grande potencial de crescimento. A Intergal é um meio para que os empresários contactem com novos mercados e estabeleçam relações comerciais com futuro”, considerou na altura José Frazão, administrador do Exposalão..

O conjunto dos produtos alimentares e bebidas exportados por Portugal renderam  há dois anos 4149 milhões de euros, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os queijos, enchidos, doçaria, azeite, congelados, vinhos e licores contaram-se entre os produtos representados pelos expositores. O certame englobou diversas actividades, como provas e ‘show cooking’. A participação do cozinheiro Pedro Beltrão, que construiu esculturas com diversos dos alimentos em exposição, foi um dos atractivos.

A Intergal foi visitada por importadores do chamado “mercado da saudade” da Europa (Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido e Suíça, entre outros), dos PALOP, assim como representantes de empresas e grandes grupos económicos de origem tão diversa como Marrocos, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Holanda ou Noruega. Estiveram ainda presentes tradings nacionais, actores também decisivos para a exportação de produtos alimentares.

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!