Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Conserveiras vendem no exterior entre 65% e 90% da produção

13 de Setembro de 2013

A indústria conserveira portuguesa exporta “65 a 90% da sua produção” e “dá cartas no mercado internacional há décadas, pelo que a internacionalização é um verdadeiro caso de sucesso”, considera a Fileira do Pescado, uma organização constituída por seis associações do sector das pescas.

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2012, as exportações de conservas subiram 12 mil toneladas, no valor de 55,5 milhões euros, o que representa um aumento de 23,7% em quantidade e de 22,3% em valor.

Entre 2010 e 2012 as vendas no exterior cresceram 39,8% em valor, de 132,6 milhões para 185,6 milhões de euros. Em termos de quantidade, o aumento foi de 32,7%, de 33.155 toneladas para 44 mil toneladas.

Só no último ano, as exportações de conservas cresceram 14,61%, representando 185,6 milhões de euros, de acordo com a Datapescas.Revista Veja Portugal - O renascimento das conservas 60% para exportação

Estes dados revelam uma melhoria de 2,5% do saldo da balança comercial, em resultado do efeito conjugado da diminuição das importações e do aumento das exportações.

“A maior ameaça ao sector é, neste momento, a escassez da matéria-prima que vem do mar, um recurso natural que não é passível de controlar. Neste campo, contam também os subsídios de abate da frota pesqueira portuguesa, que fizeram diminuir drasticamente o número de traineiras nas últimas décadas”, refere a Fileira do Pescado.

A aposta na renovação e inovação no sector das conservas justificou a inauguração de duas novas unidades fabris no início deste ano, com um investimento de 10 milhões de euros. Pelas mesmas razões, foi aprovado o financiamento público a uma nova unidade fabril no Norte de Portugal, com um investimento de 18 milhões de euros.

A indústria conserveira é constituída por 20 empresas, responsáveis sete mil empregos, metade dos quais directos. É o único subsector com balança comercial positiva no sector dos produtos da pesca.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!