Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Há três gerações a sentar gente do mundo inteiro

7 de Março de 2013

// A Fenabel, o maior fabricante português de cadeiras de madeira e um dos maiores ao nível europeu, é uma empresa de raiz familiar que começou a produzir na década de 1910 e está localizada em Rebordosa, ParedesA terceira geração da família que esteve na origem deste caso de sucesso empresarial, é a responsável pela internacionalização e pelo desenvolvimento da marca Fenabel, nos últimos 17 anos.

A equipa da Fenabel, marcadamente jovem, é constituída por 70 profissionais qualificados e multifacetados, que procuram, com base no aproveitamento das novas tecnologias e do design, responder aos seus dois principais grupos de clientes: casa e contract. O mercado doméstico absorve 30% da produção e a hotelaria e restauração os restantes 70%.

Untitled 6 A Fenabel, o maior fabricante português de cadeiras de madeira e um dos maiores ao e está localizada em Rebordosa, Paredes

A empresa é reconhecida pelo seu forte carácter exportador, que corresponde a 60% das receitas anuais. A produção traduz-se numa média diária de 500 cadeiras e num volume de negócios que atingiu os 5,3 milhões de euros em 2011 e no ano passado terá crescido uns 5%, segundo estimativas da própria empresa. O volume de negócios na área da hotelaria corresponde a uma fatia de 3,7 milhões de euros daquele total.

A família de Mário Leite, marido de Elsa Matos Leite, actual directora-geral da unidade industrial, dedica-se há mais de 100 anos ao fabrico de cadeiras (Dias, o avô de Mário, já vendia cadeiras para Lisboa em 1907).

O casal assumiu o controlo da empresa em 1999 e, volvidos 12 anos, atingiu a consagração internacional: em Setembro de 2012 conquistou o 1.º Prémio de Mobiliário Infantil num dos maiores eventos mundiais do sector, o China Furniture 2012, no qual participaram três mil expositores de 10 países.

A Fenabel − Indústria de Mobiliário, Lda., de capital exclusivamente português, tem uma capacidade de produção de 2.400 cadeiras por semana (ou seja, cerca de 12 mil cadeiras por mês) e está no mercado com este nome há 20 anos, 19 dos quais dedicados também à exportação (embora com maior impacto nos últimos 16 anos), principalmente para Europa, África, América do Norte e Ásia. Os mercados mais importantes são França, Espanha, Reino Unido, EUA, Holanda e Canadá.

Untitled 4 A Fenabel, o maior fabricante português de cadeiras de madeira e um dos maiores ao e está localizada em Rebordosa, Paredes

O catálogo da empresa tem uma oferta de 430 modelos, cujos preços de venda ao público oscilam entre 96 e 400 euros, reflectindo uma grande variedade. Os hotéis da Disneyland Paris, Intercontinental, Sheraton, Marriott e Accor são alguns dos que ostentam cadeiras da marca portuguesa, cuja produção é constituída em 80% por modelos exclusivos. Em média, lança 30 novos modelos por ano.•

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!