Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Fruticultura e floricultura investem nas exportações

16 de Fevereiro de 2014

As exportações da Floricultura e Plantas Ornamentais aumentaram exponencialmente numa década, segundo o último inquérito ao sector efectuado pelo Instituto Nacional de Estatística. Esta é uma das principais vertentes da 16ª edição da feira Expojardim, que começa esta quinta-feira, 20, na Batalha.

O sector Floricultura e Plantas Ornamentais é composto por 1.010 explorações e quase metade da área é ocupada com plantas ornamentais (617 hectares).

A exportação apresenta uma importância estratégica para o sector. É a principal forma de escoamento das folhagens de corte e complementos de flor e a segunda mais importante para as flores de corte e para as plantas ornamentais. A Holanda é o principal destino.EXPOJARDIM

A venda de flores de corte no exterior cresceu 55%, entre 2002 e 2011 (os últimos dados disponíveis), a de plantas ornamentais subiu 146% e a exportação de folhagens de corte triplicou.

Em simultâneo com a Exporjardim decorre, de 20 a 23 de Fevereiro, a 3.ª Frutitec. Os dois certames, organizados pelo Centro de Exposições Exposalão contam com a presença de 120 expositores, 50 dos quais ligados à fruticultura.

Os jovens agricultores são responsáveis por 250 milhões de euros de investimento na fruticultura, quase metade do total, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDer), até meio do ano passado. Este é um dado com reflexos evidentes na 3.ª Frutitec, focada num sector em que as exportações assumem uma relevância crescente.

Nos últimos seis anos, foram apoiados 4.250 projectos na área fruticultura, no âmbito do ProDer, que representam um investimento global associado de 563 milhões de euros, 45% dos quais da responsabilidade de jovens agricultores.

No âmbito do programa, 84% dos beneficiários apresentaram candidaturas com inovação e o total de projectos – 60% relativos a pequenos frutos e bagas, e pomóideas – permitiu a criação de 8.900 postos de trabalho.pera rocha

“Estes eventos são uma simbiose perfeita com vantagens para todos os intervenientes, devido à componente técnica da feira e porque a jardinagem e a fruticultura tem muitos denominadores comuns”, refere José Frazão, director-geral da Exposalão.

A Expojardim é uma feira de plantas, flores, mobiliário urbano e de jardim, piscinas e acessórios, equipamentos, máquinas e acessórios para jardinagem. A Frutitec é uma mostra profissional de máquinas, equipamentos, produtos e tecnologia para a fruticultura.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!