Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

França e Espanha compram mais de metade dos móveis exportados por Portugal

16 de Junho de 2013

As propostas do mobiliário português destinadas aos mercados externos estão expostas na Expo House Concept, na Batalha. A Europa, liderada pela França (320 milhões de euros) e a Espanha (298 milhões), são os principais importadores de móveis e colchoaria portugueses, enquanto Angola (134 milhões) é o primeiro país extra-europeu.

Na 1.ª Exposição de Mobiliário, Iluminação e Decoração de Portugal, que encerrou este domingo, dia 16, organizada pelo Centro de Exposições Exposalão, participam 70 empresas portuguesas e 150 importadores de todo o mundo. É um certame original porque foi concebido como uma ‘missão inversa’ – a organização convidou os importadores a deslocarem-se a Portugal, em vez de, como era habitual, promover acções com empresas no estrangeiro.expo house concept

Os novos destinos, por exemplo o Médio Oriente, África e Rússia, merecem a atenção dos fabricantes, mas a Europa não foi esquecida.

As estatísticas do primeiro trimestre do ano referentes ao mobiliário e colchoaria confirmam os três principais países importadores de 2012. Segundo a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, França mantém-se como o principal mercado, com uma quota de 30% e um volume de compras de 87 milhões de euros.

Para José Frazão, director-geral da Exposalão, “o sector do mobiliário português é reconhecido a nível mundial pela qualidade e excelência dos seus produtos e a Expo House Concept serve para aumentar a sua visibilidade no mercado externo”. “O nosso país é o 21º produtor mundial, exporta para 150 mercados, mas França, Espanha e Angola representam 70% do valor das exportações”, destaca.expo house concept

Outro aspecto importante é realçado por Paulo Amaral, director comercial da Expo House Concept: “Alguns importadores estrangeiros procuram também, além do mobiliário de qualidade, a mão-de-obra especializada por valores competitivos, como é actualmente a portuguesa”.

Em Portugal existem na área do mobiliário e colchoaria 5.500 empresas, que significam 34.400 postos de trabalho e um volume de negócios de 1,4 mil milhões de euros, mil milhões dos quais destinados à exportação.

Segundo o ‘Centre for Industrial Studies’, de Milão,o comércio mundial do sector representará os 91 mil milhões de euros este ano, um aumento de 4% face a 2012.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!