Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Exportamos bicicletas no valor de 200 milhões de euros

9 de Fevereiro de 2014

A indústria tradicional das bicicletas exporta por ano um milhão de unidades, o equivalente a 200 milhões de euros, enquanto o consumo interno ronda as 200 mil, segundo a Abimota- Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins.

O subsector das bicicletas eléctricas está em crescimento na Europa e em Portugal pode chegar, nos próximos três anos, a um volume de negócios de 80 milhões de euros, caso a evolução do mercado seja semelhante à de outros países europeus.

Só na Alemanha as vendas de e-bikes totalizaram, há dois anos, 380 mil unidades.

As exportações da indústria tradicional incorporam um valor acrescentado de 60%. Ou seja, é esta a percentagem de retorno que fica em Portugal.bicicletas

As principais empresas do sector das duas rodas têm sede no distrito de Aveiro, a cidade com maior taxa de utilização de bicicletas per capita.

A Abimota, em parceria com o Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade – Portugal Mobi 2015, pretende desenvolver um conjunto de acções para o estabelecimento de uma fileira de mobilidade eléctrica de duas rodas.

A associação considera que, existindo uma aposta política e empresarial audaz e coordenada, Portugal tem condições para se afirmar como player mundial num mercado que vale 12 mil milhões de dólares por ano.

O sector, incluindo produção e integração de componentes é representado em Portugal por 50 empresas, que gerem 2.500 empregos.

 

Comentários

comentários

Tagged with: , , ,

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!