Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Exportamos 473 milhões de euros em moldes para 75 países

27 de Abril de 2013

A Indústria Portuguesa de Moldes, centrada na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis, “tem vindo a crescer e a consolidar a sua notoriedade no mercado internacional, impulsionada pela procura externa e pela competitividade na relação qualidade/preço/prazos de entrega”, refere um estudo da Cefamol-Associação Nacional da Indústria de Moldes, a que a Veja Portugal teve acesso.

O sector é constituído por 530 PME e emprega 8250 trabalhadores, que colocam Portugal entre os principais fabricantes mundiais, por exemplo na área dos moldes para a injecção de plásticos, exportando mais de 90% da produção.

O documento “A indústria portuguesa de moldes 2012” apresenta o sector como “inovador e de alta intensidade tecnológica”, que exporta a larga maioria da sua produção. Os cinco principais destinos são a Espanha (21%), Alemanha (20%), França (18%), Brasil (4%) e a Republica Checa (4%).

Cefamol feira

A exportação registou 473 milhões de euros, de um total de produção de 525,5 milhões de euros, com vendas efectuadas para 75 países, “o que demonstra a dimensão internacional e global desta indústria”.

O saldo da balança comercial regista uma tendência de crescimento, tendo passado de 264,33 milhões de euros em 2002 para 375,28 milhões de euros no ano passado.

O mercado europeu, principalmente o comunitário, continua a ser o mais importante, representando nos últimos anos 75% do total de exportações.

Uma das principais indústrias servidas pelos moldes portugueses é a automóvel, que tem vindo a consolidar o seu crescimento e importância no desenvolvimento do sector, passando de um peso relativo de apenas 14%, em 1991, para 72% em 2010.

“Ao longo dos anos, os moldes têm demonstrado uma elevada capacidade de adaptação às necessidades dos seus clientes e às evoluções, quer dos mercados, quer das tecnologias”, conclui o estudo.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!