Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Exportações extra-UE crescem mais 4,8% do que na Europa

9 de Janeiro de 2014

As exportações de bens portugueses para países terceiros continuam a crescer percentualmente acima das vendas registadas na União Europeia (+4,8%), segundo dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, referentes ao trimestre terminado em Novembro. Em termos globais cresceram 7% face ao período homólogo de Setembro/Novembro de 2012.

O comércio extra-UE registou um aumento de 9,7% no trimestre findo em Novembro, em termos homólogos, enquanto os negócios com países da União Europeia cresceram apenas 5,9%.

Em Novembro, as exportações para os países terceiros aumentaram 8,7%, face a Novembro de 2012. Segundo o INE, esta variação resulta “sobretudo dos acréscimos registados nos combustíveis minerais, minerais e minérios, e produtos agrícolas (destacando-se óleo de girassol em bruto e azeite virgem de oliveira).porto de leixões

No caso do comércio intra-UE, as exportações aumentaram 6,6% em Novembro, em comparação com o mesmo período de 2012, “reflectindo a evolução generalizada a quase todos os grupos de produtos, mas em especial nos combustíveis minerais”.

No entanto, em termos absolutos, o maior volume de negócios no exterior conseguido pelas empresas portuguesas ainda é em países da União Europeia. O último mês em análise é disso exemplo: os mercados da comunidade renderam 2.980 milhões de euros e os restantes apenas 1.221 milhões de euros.

Em termos globais (comércio intra e extra UE) regista-se uma redução do défice da balança comercial no montante de 278,7 milhões de euros.

Até Novembro, a totalidade dos bens exportados rendeu ao País 43.840 milhões de euros, contra 42.020 milhões no mesmo período de 2012.

No trimestre então terminado, face ao período homólogo de 2012 e em relação às “grandes categorias económicas”, destaca-se o crescimento das exportações de “combustíveis e lubrificantes” (+54,3%), devido aos produtos transformados.

 

Comentários

comentários

Tagged with: , , ,

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!