Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Exportações de vinho podem chegar aos 720 milhões de euros

30 de Agosto de 2013

As exportações nacionais de vinho podem ultrapassar os 720 milhões de euros, se a evolução no segundo semestre do ano atingir os níveis verificados de Janeiro a Junho, considera Frederico Falcão, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

No segundo trimestre deste ano registou-se uma subida de 5,2% das exportações, em volume e em valor, face ao período homólogo de 2012.

Este resultado significa uma subida em relação ao período homólogo de 2,6% em valor, e de 7,7% em preço médio, apesar de ligeiro decréscimo em volume.

A União Europeia mantém-se como principal destino em volume (57%), com um peso significativo de vinhos expedidos na classe acima dos dois litros (bag-in-box e granel, entre outros).Vinho verde vinha

As exportações para países extracomunitários são 42% do valor, com quatro destinos (Angola, EUA, Canadá e Brasil) a figurarem no grupo dos 10 principais mercados de exportação dos vinhos nacionais.

Na Europa destaca-se o desempenho alcançado na Polónia, o mercado de maior crescimento em volume e em valor (36,7% e 36,2%) e em Espanha, com crescimentos de 27,4% e 37% em volume e em valor, respectivamente.

O mercado chinês, que representa 1,5% das exportações de vinho, registou uma subida superior a 40% no preço médio de venda.

“Estes dados tornam-se ainda mais relevantes pois comparam com 2012, ano em que as exportações portuguesas de vinho ultrapassaram a barreira dos 700 milhões euros, sendo um sinal claro da aposta que as empresas estão a fazer na exportação”, diz Frederico Falcão.

“Os indicadores são positivos, pois o primeiro semestre foi o melhor desde 2010, e se o segundo semestre tiver o desempenho que temos observado nos últimos três anos (57% do valor das exportações ocorreu no segundo semestre), podemos ultrapassar este ano os 720 milhões euros”, conclui o presidente do IVV.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!