Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Exportações de vinho batem recorde com crescimento de 10%

15 de Março de 2013

As exportações de vinho subiram 10,1% em 2012, em comparação com 2011, seguindo a tendência dos dois anos anteriores, revelou o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), analisando dados do Instituto Nacional de Estatística.

O ano encerrou com um saldo entre as exportações e importações de vinho fortemente positivo (620 milhões euros), registando um aumento de 8,0% face ao período homólogo de 2011.

No ano de 2012, as exportações (incluindo os vinhos licorosos) atingiram os 704,8 milhões euros (+7,1%), correspondentes a um volume de 3,35 milhões hl (+8,8%, a um preço médio de 2,11 €/litro – uma quebra de 1,5%, “causada essencialmente pelo decréscimo do preço das expedições para o mercado comunitário”.

vinhos palmela

No grupo dos 10 principais mercados, metade situam-se fora da Europa Comunitária (Angola, Suíça, EUA, Canadá e Brasil) e, com excepção do mercado brasileiro, todos fecharam o ano com desempenhos positivos de volume, valor e preço médio, refere o IVV.

Nos mercados comunitários, o destaque vai para o desempenho na Alemanha, que foi o mercado de maior crescimento em volume (+10,3%) e o segundo em valor (+11,9%) e para o Reino Unido, devido ao bom crescimento do preço médio (+7,4%).

O comércio externo de vinhos regista três anos consecutivos de crescimento, sendo ultrapassada pela primeira vez a barreira dos 700 milhões euros, com todas as categorias a registar variações positivas em valor.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!