Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Exportações de moldes crescem 40% num ano

19 de Agosto de 2013

A indústria de moldes, com 65% das empresas instaladas na região de Leiria, sobretudo na Marinha Grande, afirma-se à escala global e já vende para 83 dos 191 países reconhecidos a nível internacional. As exportações cresceram 40% no ano passado.

O ‘cluster’ passou de 364 milhões para 512 milhões de euros de exportações, nos últimos dois anos, o equivalente a 90% do volume de negócios – que evoluiu de 404 milhões para 569 milhões de euros.

No primeiro trimestre do ano, atingiram os 127 milhões de euros, um valor idêntico ao do período homólogo de 2012.

Os cinco principais destinos das exportações são: Alemanha (21%), Espanha (20%), França (17%), Brasil (4%) e Republica Checa (4%).Intermolde

A indústria automóvel é o principal cliente (72%) e o saldo da balança comercial foi de 406,64 milhões de euros em 2012.

A maior fatia das vendas no exterior sai do distrito de Aveiro, sobretudo de Oliveira de Azeméis. É também esta região que emprega a maioria dos 7.640 trabalhadores do ‘cluster’ (53%).

O sector dos moldes é composto por 450 empresas (290 delas no distrito de Leiria), com a dimensão de PME, dedicadas à concepção, desenvolvimento e fabrico de moldes e ferramentas especiais.

O ‘cluster’ corresponde a uma cadeia de valor e de oferta alargada, uma vez que muitas das empresas suportam os seus clientes desde o ‘design’ à engenharia e aos moldes, mas também ao nível dos componentes e produtos finais.

Os clientes podem desenvolver os seus produtos em Portugal, encontrando no País todas as competências necessárias para o seu desenvolvimento, industrialização e produção.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!