Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Mercadoria para Angola e Argélia parte do porto de Leixões

8 de Agosto de 2013

As exportações de mercadorias a partir do Porto de Leixões cresceram 6% no primeiro semestre deste ano, período em que foi atingido “o valor recorde” de 8,5 milhões de toneladas de mercadoria movimentada, uma evolução de 2% face aos primeiros seis meses de 2012, revelou esta quarta-feira a Administração dos Portos do Douro e Leixões.

Nos movimentos para o mercado externo, destaca-se o crescimento nos produtos refinados (+18%) e no ferro (+12%). Os países que mais contribuíram para estes resultados foram Angola, Argélia e Marrocos. porto de leixões

Em termos globais, a evolução foi positiva na carga fraccionada (+30%), na carga contentorizada (+3%), nos granéis sólidos (4%) e no ro-ro (carga embarcada e desembarcada sem recurso a gruas, +137%).

Por outro lado, verificaram-se quebras nos granéis agro-alimentares (-19%) e nos granéis líquidos (-2%), cuja evolução foi marcada pelo mau tempo no início do ano e por uma paragem da refinaria em Maio.

O movimento de contentores em TEU (unidade de medida equivalente a 20 pés) e em número registou aumentos de 5% e 2%, respectivamente.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!