Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Expo House: Mobiliário e iluminação exportam 60% da produção

13 de Junho de 2013

As fileiras da madeira e mobiliário e da iluminação empregam mais de 57 mil pessoas e exportam cerca de 60 por cento do volume de negócios. Estes sectores estão em destaque na Expo House Concept, que o Centro de Exposições Exposalão inaugurou esta quinta-feira na Batalha.

A 1.ª Exposição de Mobiliário, Iluminação e Decoração de Portugal, organizada segundo os princípios da ‘missão inversa’, conta com a participação de 70 empresas nacionais e a presença de 150 importadores de quase todo o mundo. O maior destaque vai para os mercados da Europa, de África e do Médio Oriente.expo house concept

O sector da madeira e mobiliário representa cinco mil empresas, 55 mil postos de trabalho e 1,6 mil milhões de euros em exportações (57% do total do volume de negócios). A área da iluminação, constituída por cem pequenas e médias empresas, é responsável por 2.500 empregos e 100 milhões de euros de exportações (60% do total).

As exportações de mobiliário e iluminação concentram-se na Europa (Espanha, França, Reino Unido, entre outros), Angola e Rússia e, no segundo caso, cresceram 25% em 2012 face ao ano anterior. Uma evolução importante, tanto mais que a quota exportadora era pouco significativa no final dos anos 90.

“Ambos os sectores são reconhecidos a nível mundial pela qualidade e excelência dos seus produtos e este certame, cujo objectivo é aumentar a visibilidade no mercado externo, fomentando as exportações, apresenta-se como uma oportunidade única para o estabelecimento de novos contactos e parcerias”, refere José Frazão, director-geral da Exposalão.expo house concept

Paulo Amaral, director comercial da Expo House Concept reforça esta ideia, adiantando que os importadores estrangeiros procuram, sobretudo, “mobiliário de qualidade e mão-de-obra especializada por valores competitivos, como é actualmente a portuguesa”.

Este é segundo certame baseado nos princípios da ‘missão inversa’ (trazer os importadores a Portugal, em vez de levar as nossas empresas/produtos ao estrangeiro) que o Centro de Exposições Exposalão organiza este ano, apenas um mês após o primeiro evento do género em Portugal, a Stone – Feira Internacional da Pedra Natural de Portugal.

A Expo House Concept está aberta até às 20h00 de domingo, dia 16.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!