Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Espanha e Itália compram quase a totalidade do nosso pinhão

3 de Abril de 2014

A exportação de pinhão valeu a Portugal 12,7 milhões de euros no ano passado, num total de 364 toneladas, destinadas sobretudo a Espanha e Itália (96%).

O pinhão é o segundo fruto seco mais exportado, a seguir à castanha. No entanto, se incluirmos a pinha, que rondou um valor médio de 11 milhões de euros nos últimos três anos, sobe ao primeiro lugar na fileira.

A União da Floresta Mediterrânica revelou que o valor médio de exportação de miolo de pinhão foi de 14,4 milhões de euros nos últimos cinco anos (12,7 milhões de euros em 2013).

Quanto ao cálculo do volume de pinha exportada, apenas existem dados em relação ao porto de Setúbal (10 mil toneladas anuais). Ou seja, desconhece-se o volume e o valor da pinha expedida por terra.pinhao interior

A capacidade produtiva da pinha tem um valor económico anual estimado entre os 50 a 70 milhões de euros/ano.

O preço do pinhão rende ao produtor cerca de 17 euros por quilo e nas grandes superfícies é vendido a preços que rondam os 90 euros por quilo.

Em 40 anos, a área de pinheiro manso em Portugal cresceu mais de cem mil hectares, com particular no Sul, onde 16 concelhos possuem 72% da área nacional.

Os dados do último Inventário Florestal Nacional referem que os povoamentos de pinheiro manso ocupam 175.742 hectares.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!