Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Espanha compra no nosso País nove mil milhões de euros

27 de Janeiro de 2014

As importações de Espanha com origem em Portugal atingiram os 9.045 milhões de euros nos primeiros 11 meses do ano passado, mais 12,9% em relação ao período homólogo de 2012, revelou esta segunda-feira a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Este valor “continua a ser muito significativo, devido fundamentalmente a importação de petróleo e derivados”, refere a agência, destacando que “mesmo excluindo o aumento dos produtos energéticos, as exportações portuguesas estariam a crescer 4,6%, um comportamento francamente positivo face à tendência negativa das importações globais” espanholas.

O nosso País passou da 6ª para a 7ª posição (quota de 3,9%) entre os principais fornecedores, atrás do Reino Unido, segundo a AICEP, que cita dados do Ministério da Economia e Competitividade de Espanha.Carnes valinho1

Numa análise mensal, as importações espanholas com origem em Portugal aumentaram 17,3% face ao mês de Novembro de 2012.

Este aumento deve-se às compras de produtos energéticos (+672%). Na verdade, no crescimento total de 1.032 milhões de euros de exportações, de Janeiro a Novembro, 661 milhões (64%) devem-se fundamentalmente a vendas nacionais de petróleo e derivados.

Os produtos energéticos representam 11,1% do total das importações espanholas de Portugal nos onze primeiros meses do ano passado, tendo crescido 191,4% relativamente ao período homólogo de 2012.

Outras áreas em destaque são as manufacturas de consumo (têxteis e confecção, calçado, brinquedos, joalharia, artigos de cabedal, olaria e outros produtos de consumo), que representam 16,8% e um acréscimo de 13,3% (+178 milhões de euros); produtos alimentares com 17,1% do total e uma subida de 7% (+101 milhões de euros), e o sector automóvel, que tem uma quota de 9,9%, ou seja, um crescimento de 10,1% (+82 milhões de euros).

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!