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Embalagem de medicamentos ganha mercado na Europa

13 de Junho de 2014

As políticas adoptadas na área da saúde nos últimos anos obrigaram a indústria farmacêutica a tomar medidas para baixar o custo dos produtos, por exemplo escolhendo soluções menos onerosas na embalagem dos medicamentos. A portuguesa Neutroplast, especialista em embalamento de plástico, encarou esta dificuldade como uma oportunidade, ajustou margens de lucro e intensificou as medidas para aumentar a competitividade, acabando por se posicionar como um player na industria do packaging farmacêutico a nível europeu.

A intensificação do esforço comercial para os mercados externos está a assegurar um crescimento do volume de vendas acima dos dois dígitos. Para o conseguir, a marca tem desenvolvido inúmeras acções, como a participação anual em cinco feiras internacionais e a realização de mais de 50 viagens por ano para prospecção de mercados e acompanhamento estratégico de clientes – estas mais que triplicaram nos últimos três anos.

Nos últimos três anos, em resultado da restruturação do departamento de marketing e vendas, a Neutroplast recriou a sua imagem, identificando mais a empresa com os clientes, através da reformulação do logótipo, catálogos e presença em feiras. A anterior pequena empresa deu lugar a uma média.NEUTROPLAST INTERIOR

A marca de Sobral Monte Agraço apostou ainda num nicho de produtos, quanto antes era uma empresa generalista de embalagem, especializando-se naqueles com maior potencial – hoje toda a produção destina-se à indústria farmacêutica e bio farmacêutica.

Em 2012, o nível de vendas foi o melhor de sempre (+30%), incluindo na exportação. Em consequência dos bons resultados obtidos no início do ano, a empresa decidiu triplicar a sua capacidade produtiva para responder aos pedidos dos clientes. Em Abril de 2012 criou com bons resultados a empresa BeyonDevices, focada em dispositivos médicos inovadores.

“Aposta em recursos humanos e marketing aumenta vendas”

“O crescimento das vendas resulta de um contínuo investimento realizado nos últimos três anos em duas componentes, identificadas como criticas na empresa: recursos humanos e marketing. A estratégia derivou da constatação de capacidades únicas com grande potencial de comercialização no mercado exportador, factor indispensável para o sucesso da marca. O know-how e recursos disponíveis tornaram possível o investimento efectuado para a tornar uma referência a nível europeu.

A estratégia resultou na inversão da tendência verificada nos últimos anos, passando a observar-se crescimentos assinaláveis superiores a dois dígitos, prevendo-se este ano mais um recorde de crescimento.

O esgotamento da capacidade disponível levou a Neutroplast a efectuar investimentos, na segunda metade do ano passado, superiores a dois milhões de euros para triplicar a capacidade produtiva (espaço e equipamentos) e permitir responder aos níveis de crescimento.

Podemos concluir que os “anos de crise” permitiram-nos focar objectivos, ficar mais competitivos, diversificar os mercados e triplicar o número de clientes, diminuindo riscos e aumentando resultados”. – Filipe Serafim, director de marketing da Neutroplast.

Neutroplast

Sede: Sobral Monte Agraço

Sector de actividade: embalamento de plástico

Início de actividade: 1993

Número de trabalhadores: 70

Volume de negócios: 5,150 milhões de euros

Volume de negócios exportação: 2,7 milhões de euros

 

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