Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Produção de cogumelos cresce e aumentam as exportações

5 de Novembro de 2013

A produção de cogumelos em unidades industriais e a apanha destes fungos em estado selvagem estão em grande expansão em Portugal e a constituir-se como um negócio importante. Uma parte significativa do volume de negócios é conseguida através das exportações.

Na área das Beiras o negócio dos cogumelos silvestres ronda os 10 milhões de euros por ano, segundo a Câmara Municipal do Fundão, e 70 a 80% são vendidos em Espanha. Aqui são transformados, embalados e em muitos casos enviados para Portugal. A apanha poderia render três ou quatro vezes mais se fosse ordenada, segundo os responsáveis locais.

O escoamento dos cogumelos silvestres em Portugal está garantido através de hipermercados, mercados abastecedores, hotéis e restaurantes. Os compradores espanhóis e franceses absorvem uma grande parte das exportações, que atingem os 50%.

Na área do cultivo industrial, a Sousacamp, com sede em Vila Flor, tem uma quota de 90% do mercado de produção e comercialização nacional e de 25% do espanhol. Sousacamp2

É uma das principais unidades do mundo e exporta para a Europa, Norte de África e Emiratos Árabes Unidos, emprega mais de 600 pessoas, produz 15 milhões de quilos e factura mais de 30 milhões de euros.

Os principais compradores deste tipo de cogumelos são a França, Espanha, que juntas absorvem 74% das exportações, Itália e Alemanha.

As regiões produtoras mais importantes são Trás-os-Montes, a Beira Litoral e o Ribatejo e Oeste. Por exemplo, a Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar contabiliza três mil pessoas que se dedicam à apanha de cogumelos, mas os apanhadores comerciais são apenas entre 50 e 80, que facturam 40 mil euros por época.

No concelho estão a ser instaladas duas unidades de produção e um terceiro projecto está em fase de aprovação. No conjunto, correspondem a um investimento de 300 mil euros.

Em Chaves vai nascer um projecto inovador de cultivo, o GFK – Growing Fresh World, que criará 200 postos de trabalho e será desenvolvido por uma empresa de capitais portugueses e holandeses.

No mundo existem 4.500 espécies de cogumelos, mas apenas 300 estão identificadas no nosso País. Pouco mais de uma dezena são comestíveis.

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!