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Confeitaria junta quantidade à qualidade para crescer

28 de Fevereiro de 2013

// A Confeitaria Carlos Gonçalves é uma empresa familiar, com sede em Barril, junto ao mar, a 45 quilómetros de Lisboa, que sempre esteve presente no mercado tradicional e, nos últimos 20 anos, na grande distribuição em Portugal. Mas, como estes mercados têm vindo a decrescer, “acredita que as exportações sejam uma boa forma de manter os postos de trabalho e de poder continuar a inovar, quer ao nível de produtos, quer ao nível de equipamentos, continuando a manter um bom equilíbrio financeiro”, explica à Veja Portugal Ricardo Gonçalves, responsável pelo departamento comercial.

Por isso, a empresa, que iniciou a actividade em 1983 e se dedica ao fabrico e à produção de bolos, está a investir cada vez mais nas exportações, por exemplo participando em feiras da especialidade e reforçando a colaboração com os parceiros externos. “Produzimos basicamente biscoitos, ou seja, bolos secos. Estamos em todas as grandes superfícies e no retalho nacional e já fazemos exportação, por exemplo, para França e para os Estados Unidos.3 Confeitaria Carlos Gonçalves

O volume das exportação corresponde a 8% da facturação”, refere Carla Antunes, responsável pelos mercados internacionais. “Nós estamos num processo de lançamento de uma nova embalagem, que esperamos que gere mais movimento na exportação, e à procura de novos mercados”, adianta.

A Confeitaria Carlos Gonçalves tem 90 funcionários, disponibiliza em média 30 referências, e tem “uma grande capacidade de produção, podendo responder às exigências dos clientes da distribuição moderna”. “Temos certificações e apostamos na qualidade, mas também em quantidade, para podermos abranger todos os mercados”, explica Carla Antunes. As instalações actuais têm numa área coberta de 10 mil metros quadrados.

Quanto à evolução das vendas e aos efeitos da crise económica, a responsável pelos mercados internacionais refere: “Nota-se alguma quebra, mas a situação está a evoluir um bocadinho em relação ao último trimestre. Portanto, há um sinal positivo: o mercado diminuem, mas agora nota-se, no início deste trimestre (Outubro) uma evolução positiva.”

Nascida há 29 anos, da capacidade e iniciativa de Carlos Gonçalves, a empresa foi-se desenvolvendo e crescendo, mantendo sempre as características familiares. Além do proprietário, emprega também a mulher, Helena Gonçalves, a filha, Mónica Gonçalves, e o filho, Ricardo Gonçalves.

A Confeitaria Carlos Gonçalves mantém, por um lado, a tradição de muitos anos no que respeita à área produtiva, mas, por outro, apoia-se igualmente em novas técnicas de gestão e em tecnologia informática de ponta aplicada à produção e ao desenvolvimento de produtos. E investe num “rigoroso cuidado na selecção de matérias-primas de qualidade e trabalha em parceria com os seus fornecedores, com o objectivo de satisfazer o cliente”.

A sua estrutura própria de distribuição permite-lhe estar presente nas grandes e médias superfícies, lojas retalho, canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés). Nos mercados internacionais a marca está em 11 países, na Europa, África e América.•

 

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