Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Compotas e licores artesanais no caminho das exportações

17 de Novembro de 2013

A Casa das Encosturas data de 1773. É uma casa cheia de história que os actuais proprietários, Maria Pereira Vilela Beltrão Vaz Maia e António Luís dos Santos Vaz Maia decidiram não deixar morrer, depois de se retirarem das profissões de enfermeira e analista de sistemas na banca.

Em 2007 começaram a produzir as primeiras compotas e licores para comercializar na Feira de Gastronomia de Vila do Conde e, como a receptividade foi grande, o negócio começou a desenvolver-se e 2013 será o ano da internacionalização.

A casa já ganhou uma medalha de prata no Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses, com o Doce Extra de Laranja; e a medalha de ouro no 1º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, com o Licor de Ervas Aromáticas.

Maria Pereira Vilela Beltrão Vaz Maia e António Luís dos Santos Vaz Maia

Maria Pereira Vilela Beltrão Vaz Maia e António Luís dos Santos Vaz Maia

A marca começou “como uma empresa familiar, apenas com a preocupação de dar utilização aos excedentes de produção de frutas e ervas aromáticas, mas hoje os objectivos são mais ambiciosos, não apenas focados no mercado interno, mas também na exportação (principalmente dos licores tradicionais premiados a nível nacional)”, referem António e Maria Maia.

No próximo ano já conta exportar para os mercados do Reino Unido, Alemanha, França, Suiça e Polónia, mantendo sempre o modo de produção artesanal.

“Aspiramos ser uma referência do crescimento sustentado continuando a produzir artesanalmente não comprometendo a qualidade que queremos mostrar ao exterior”, salientam.

Cada das Encosturas 

Sede: Cabeceiras de Basto

Sector de actividade: Indústria de Bebidas e Indústrias Alimentares

Início da actividade: 2007

Número de trabalhadores: 4

Volume de negócios: 20 mil euros

Volume de negócios exportação: iniciada este ano

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!