Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Cluster agro-industrial já vale 40% das exportações do Ribatejo

24 de Julho de 2013

Os cem associados do AgroCluster Ribatejo, número de membros recentemente atingido, representam um volume de facturação superior a 1.800 milhões de euros e mais de 40% das exportações da região, ao alcançarem os 700 mil euros no ano passado.

“Para o cluster agro-industrial, este número de associados representa o reconhecimento da qualidade do trabalho de campo realizado, e que tem como objectivo apoiar as reais necessidades e interesses das empresas da fileira”, afirma Carlos Lopes de Sousa, residente do AgroCluster Ribatejo.

A Orivárzea − Orizicultores do Ribatejo é o maior produtor de arroz de Portugal

O arroz é um dos produtos exportados a partir do Ribatejo

“É um objectivo cumprido em apenas três anos e meio de actividade que reflecte a pertinência da criação deste cluster e um factor que impulsiona a sua continuidade. É também o reconhecimento do contributo que o agrocluster aportou na competitividade e desenvolvimento de um dos sectores mais importantes da região do Ribatejo, com condições naturais únicas e um forte potencial de crescimento e inovação”, adiantou.

O AgroCluster do Ribatejo, que representa nove mil postos de trabalho, aposta no apoio à internacionalização das empresas, através da visita de importadores estrangeiros à região do Ribatejo, organização de missões internacionais de negócio a mercados chave, participação em feiras internacionais de referência, fomento da inovação e do desenvolvimento de novos produtos e processos.

Nos últimos dois anos, as empresas associadas desenvolveram 80 processos de inovação e qualificação, com um investimento de 120 milhões de euros. A promoção da realização de negócios resultou na identificação de 80 oportunidades entre empresas associadas.

O Agrocluster Ribatejo foi constituído em 2009, no seguimento de uma candidatura ao programa Compete, e é uma associação de empresas e entidades do sector agro-industrial, sem fins lucrativos. É composto por empresas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, Instituições de Ensino Superior, Associações Empresariais e Entidades Públicas.

A entidade gestora é a AnimaForum – Associação Para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!