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Charcutaria transmontana espalha paladares por todo o Mundo

1 de Abril de 2014

A Casa da Prisca é uma empresa especialista na produção e comercialização de charcutaria tradicional portuguesa, com uma tradição que remonta a 1917, bem como na elaboração de diversos produtos gourmet à base de frutas e vegetais, que abraçam a diversidade das culturas gastronómicas da beira transmontana, sem esquecer as influências atlânticas, ibéricas e mediterrâneas.

Nos mercados internacionais, onde regista um quarto do volume de negócios, a especialista em charcutaria tem dezenas de parceiros comerciais na Europa (em 16 países), Rússia, Cazaquistão, Angola, Moçambique, Timor, Macau, Singapura, México, e EUA.

jose mario casa da prisca

José Mário Santos, administrador da empresa

A marca “apresenta uma fantástica selecção de alheiras, chouriças, moiras, salpicões e presuntos tradicionais, passando por uma igualmente boa gama de barriga fumada em forno de lenha e lombo fumado”, descreve José Mário Santos, administrador da empresa.

Noutra área, destaca “as saborosas compotas e marmelada de receita tradicional, distintos condimentos, pastas e molhos à base de frutas e vegetais desenvolvidos especificamente para serem utilizados numa cozinha mais criativa. Estes últimos apresentam-se como uma solução perfeita para acompanhar queijos e patês – dois produtos também presentes no portefólio da marca – bem como saladas, massas, pratos de carne ou de peixe e diversas sobremesas”.

Os clientes da Casa da Prisca vão desde as cadeias de híper e supermercados a lojas mais especializadas e exclusivas. Um outro sector ao qual dedica “bastante atenção” é o mercado Horeca (hotéis, restaurantes e cafés), dado que “apresenta soluções bastante interessantes” para esta área.

“Temos uma posição bastante agradável junto das Comunidades”

“No que respeita aos mercados internacionais, além da excelência dos produtos de charcutaria tradicional portuguesa, onde temos uma posição bastante agradável junto das nossas comunidades, os condimentos de fruta e vegetais com vinagre e vinho do Porto, especiais para acompanhar queijos, ‘foie gras’ e patês, por exemplo, têm ganho uma preponderância bastante acentuada.

O nosso intuito passa sempre por potenciar um elemento gastronómico Português de renome mundial, o vinho do Porto, numa ‘trend’ que tem vindo a sedimentar-se fortemente nos hábitos de consumos dos ‘foodies’ a nível mundial. O reconhecimento e prémios que temos obtido nos principais certames internacionais, como a Anuga na Alemanha, o Sial em Paris ou a Alimentária em Barcelona, ajudam também a um maior reconhecimento internacional da marca, despertando o interesse de compradores internacionais, o que é de extrema importância para continuarmos a apresentar bons resultados neste domínio”. – José Mário Santos, administrador da Casa da Prisca.

Prémios

- Taste13 – Top Innovations of Anuga 2013 para o mel com alho Prisca gourmet.

- Premio Internacional Alimentaria Innoval 2012 – para os condimentos de fruta com vinagre e vinho do Porto especiais para acompanhar queijos e patés.casa da prisca interior

- SIAL Paris Innovation Selection 2012, para os condimentos de fruta com vinagre e vinho do Porto, especiais para acompanhar queijos e patés.

- O melhor doce de morango à venda em Portugal segundo a avaliação da revista Proteste.

- Premio Masters da Distribuição em 2010 para a alheira de peru da Casa da Prisca

- Doce de abóbora receita tradicional, primeiro produto português a obter três estrelas (classificação superior a 90 pontos em 100 possíveis) no IQTi em Bruxelas

Casa da Prisca

Sede: Trancoso

Sector de actividade: charcutaria tradicional portuguesa e produtos gourmet à base de frutas e vegetais

Início da actividade: 1917

Número de trabalhadores: 50

Volume de negócios: 10 milhões de euros

Volume de negócios na exportação: 25%

 

 

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