Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

‘Especiais’ de Porto batem recordes no mercado internacional

15 de Janeiro de 2014

As categorias especiais de vinho do Porto” tiveram um ano de excelência em 2013 no mercado internacional”, pois pela primeira vez a quota de mercado dos premium ultrapassou os 21% (21,8 por cento), chegando além dos 40% em valor (40,6 por cento), revelou o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

Na verdade, saíram de Portugal para o mundo 1,7 milhões de caixas de categorias especiais de vinho do Porto, registando-se um crescimento de 3,1% em quantidade e 8,6% no preço médio. O melhor ano para os Porto premium fora 2007, com quotas de mercado de 20,7% em quantidade e 37,7% em valor.

O Reino Unido, EUA, França, Canadá e Holanda são os cinco principais mercados importadores de Porto premium, com o primeiro país a deter uma quota de 40%.

A categoria especial que mais contribuiu para este crescimento no ano passado foi o Vintage, com o Vintage 2011 a representar 50% da quantidade exportada deste tipo de vinho.

Sandeman_Cellars (54)

“Estes resultados reflectem o empenho do sector no sentido da valorização do produto. O mérito é das empresas que se dedicam dia a dia a inovar e a levar este vinho do Porto cada vez mais longe”, afirma Manuel de Novaes Cabral, presidente IVDP.

Os Vintage são os grandes protagonistas do crescimento das categorias especiais, tendo registado um aumento de 87%, com 91 mil caixas, mais 510 mil garrafas do que no ano anterior. Os Reserva continuam a liderar nas categorias especiais, com 700 mil caixas, tendo registado um aumento de 4,1% em quantidade, mais 331 mil garrafas do que em 2012.

O vinho do Porto com indicação de idade cresceu 2,3% e os Colheitas 2,2%.

No ano passado foram exportados 315 milhões de euros de vinho do Porto, o que representa um aumento de 3,4% do volume de negócios.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!