Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Calçado exporta 1600 milhões e é notícia na CNN (com vídeo)

22 de Abril de 2013

As exportações portuguesas de calçado aumentaram 4,5 por cento no ano passado, ultrapassando, pela primeira vez, a barreira dos 1600 milhões de euros. Esta foi uma das razões que levou agora a estação de televisão norte-americana CNN a fazer uma reportagem especial sobre o calçado português (Ver vídeo aqui).

Em comparação com os principais concorrentes, Itália e Espanha, o nosso país foi aquele que registou o maior crescimento: Itália aumentou 2,9 por cento em valor, mas caiu 6,5 por cento em quantidade, enquanto Espanha aumentou um por cento em volume e 0,4 por cento em valor.

As vendas para França e Alemanha, que se destacam como os dois principais mercados de destino das exportações portuguesas, cresceram, respectivamente, 4,8 e 3,2 por cento, para 424 e 295 milhões de euros.sapatos calçado exportações

O preço médio do calçado português subiu para 25 euros, o segundo valor mais elevado a nível internacional, tendo aumentado 20% desde 2009, quando foi lançada uma campanha promocional, em mais de 30 países, que conta com 12 milhões de euros para este ano.

Os “grandes avanços” da indústria de calçado portuguesa, “que está a encontrar uma saída da crise através da exportação”, são descritos na reportagem da CNN.

Alfredo Moreira, director executivo da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), considera a indústria de calçado portuguesa a segunda mais valorizada do mundo, atrás da italiana.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!