Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

“Brasil é dos mercados com maior concentração de capital português”

29 de Outubro de 2013

O Brasil é um dos mercados com “maior concentração de capital português”, com a presença de 600 empresas nacionais, considerado “natural e estratégico” para os empresários nacionais e dos mais procurados; apesar das dificuldades burocráticas, do proteccionismo da economia e do excesso de impostos, defenderam esta terça-feira, na Batalha, representantes de entidades e empresas envolvidas nas relações comerciais luso-brasileiras.

“O Brasil é um mercado natural para Portugal por todas as razões. É de facto uma grande oportunidade para as nossas empresas que poderão encontrar um crescimento” que não têm no País, referiu Miguel Horta e Costa, presidente da Fundação Luso-Brasileira, durante uma conferência sobre internacionalização organizada pelo jornal Região de Leiria.

Carlos Moura, director da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no Brasil

Carlos Moura, director da AICEP no Brasil (Fotos: Ricardo Graça)

Em sentido contrário, o ex-comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, mostrou-se “impressionado” por “todos os anos 500 mil brasileiros” aterrarem no aeroporto de Lisboa para fazerem ligações para outros países e não visitarem Portugal. “É um desafio para nós tentar que fiquem uns dias connosco e conheçam o País”, referiu.

Para Daniella Xavier, conselheira da embaixada do Brasil em Portugal, as relações luso-brasileiras “encontram-se num momento de extraordinário dinamismo” político, “mas temos muito a fazer no caminho económico-comercial”. Hoje há mais de 600 empresas portuguesas no Brasil, tradicionais e recém-chegadas, nos sectores financeiro, telecomunicações, logística, turismo e, entre outros, da hotelaria.

O Brasil é o sétimo investidor estrangeiro em Portugal e o terceiro principal destino dos investimentos lusos. O fluxo comercial foi de 1,7 mil milhões de euros em 2012, um valor “aquém das potencialidades” de ambos os países, segundo Daniella Xavier.

Na conferência, intitulada “O nosso mercado é o Mundo”, participou ainda António Bustorff, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, para quem “o Brasil terá porventura a maior concentração de capital português” no estrangeiro.

Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo Lena, António Bustorff, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Daniella Xavier, conselheira da embaixada do Brasil em Portugal, Miguel Horta e Costa, presidente da Fundação Luso-Brasileira

Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo Lena, António Bustorff, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Daniella Xavier, conselheira da embaixada do Brasil em Portugal e Miguel Horta e Costa, presidente da Fundação Luso-Brasileira

António Bustorff defendeu “uma maior abertura da economia brasileira ao exterior” e um acordo Mercosul-União Europeia, considerando que “estar no Brasil é quase uma obrigação estratégica para os empresários portugueses”.

Por outro lado, Carlos Moura, director da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no Brasil, após referir que “o ambiente de negócios é muito positivo”, alertou para o “mercado muito proteccionista”. “É muito importante ter a noção que não é de fácil penetração, ao contrário do que muitas vezes é vendido junto das empresas”, salientou.

Apesar disso, o responsável da AICEP afirmou, “sem muita margem de erro, que o mercado no Brasil deverá ser o mais procurado neste momento pelas empresas portuguesas”. Este ano, apenas na AICEP-S.Paulo, realizaram-se 230 reuniões com empresas nacionais, 80% das quais não instaladas localmente.

Finalmente, Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo Lena, há 16 anos no Brasil, alertou também para dificuldades que as empresas podem encontrar. O País tem “as maiores taxas de juro reais do mundo, produz 700 normas por dia, em média dos últimos 25 anos, e há uma grande complexidade jurídica e fiscal, com 80 impostos completamente diferentes”, exemplificou.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!