Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Bacalhau e azeite garantem a Portugal saldo positivo com o Brasil

15 de Setembro de 2013

Os produtos tradicionais, como o azeite e o bacalhau, são os principais responsáveis pelo saldo positivo de 2,2 milhões de euros registado em Agosto na balança comercial portuguesa nas trocas com o Brasil. Este ano, Portugal apenas não conseguiu obter os melhores resultados em Julho, mas apresenta um resultado favorável acumulado de sete milhões de euros desde Janeiro.bacalhau

“Com exportações de 75,9 milhões de dólares (57 milhões de euros) para o mercado brasileiro, face a vendas de 72,9 milhões de dólares (54,8 milhões de euros) do Brasil para terras lusas, Portugal contabilizou no mês passado mais um superávit, depois de em Julho o saldo ter sido favorável ao Brasil”, notícia o site brasileiro Portugal Digital (http://www.portugaldigital.com.br).

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o nosso País exportou para o Brasil 470 milhões de euros (mais 2,2% que em igual período do ano passado) revelam os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro. No mesmo período, Portugal comprou 463 milhões de euros em produtos no Brasil (menos 42%).

“A corrente de comércio, somando os fluxos exportadores nos dois sentidos, ascendeu, até Agosto, a 1,24 mil milhões de dólares (933 milhões de euros) sendo difícil perspectivar que os quatro meses que faltam sejam suficientes para que em 2013 o comércio luso-brasileiro supere o registo de 2012, em que as trocas entre os dois países atingiram os 2,6 mil milhões de dólares (1,956 mil milhões de euros)”, destaca o jornal online.

O azeite liderou as exportações portuguesas, com um peso de 21% nas contas dos primeiros oito meses do ano. O segundo produto mais importante foi o bacalhau, com 8% das vendas nacionais no mercado brasileiro. Os sulfetos de minério de cobre (4%) e os vinhos (3%) são outros produtos com peso na balança comercial luso-brasileira.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!