Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Agro-alimentar promove excelência e inovação dos produtos nacionais

6 de Junho de 2013

A PortugalFoods é uma associação de empresas, entidades do sistema científico e tecnológico nacional, e entidades regionais e nacionais dos subsectores da área agro-alimentar portuguesa.

É uma “marca-chapéu” promovida pelo Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar, com o objectivo de promover uma imagem única e de excelência de Portugal, dos seus produtos, das suas marcas e das suas empresas, com modernidade e adequação, nos mercados internacionais.

É um espaço onde se estabelecem relações ‘win-win’, com o objectivo final de produção e partilha de conhecimento, como suporte à inovação e à competitividade.

A missão da PortugalFoods passa por reforçar a competitividade das empresas do sector agro-alimentar, bem como promover a internacionalização através da sua capacitação e na identificação e captação de oportunidades.

Neste momento, mais de 60 empresas de referência são associadas da marca PortugalFoods, que em 2011 representaram 16% do volume de negócios do sector e 18% do total das exportações.

No que respeita às entidades do sistema científico e tecnológico nacional, o seu investimento directo em Investigação e Desenvolvimento há dois anos foi de 10 milhões de euros.

A associação nasceu em 2009, mas a sua génese fica para sempre ligada à Universidade Católica do Porto onde, em 2008, Olinda Afonso investigava a criação de um pólo de competitividade para o sector agro-alimentar, quando o Ministério da Economia abriu um concurso para o reconhecimento destas unidades na área industrial. A associação de algumas universidades, que trouxeram consigo as empresas com que já trabalhavam, deu origem ao projecto que nunca mais parou de crescer.nutrigreen

“Feiras são uma das melhores plataformas para comunicar”

“A PortugalFoods tem duas grandes áreas: a inovação, que engloba parcerias com as universidades e investigação científica, de forma a criar valor acrescentado aos produtos e à indústria, e a Market Division, que faz a promoção internacional das empresas e dos produtos.

A promoção internacional significa diferentes abordagens, dependendo dos mercados. Uma abordagem estratégica é a participação em feiras internacionais, que consideramos uma das plataformas mais eficientes de comunicar, quer o país, quer as empresas. Mas também promovemos missões empresariais e o agendamento de reuniões entre os produtores portugueses e os importadores/distribuidores alimentares pelo Mundo.

Uma outra abordagem que temos nos mercados internacionais são as acções promocionais nas cadeias de distribuição. Por exemplo, fazendo uma semana de produtos portugueses. Temos ainda as missões inversas de importadores e distribuidores. Estes têm a oportunidade de vir a Portugal visitar as empresas e ver a produção, a qualidade e testemunhar que somos um país inovador, com qualidade alimentar. - Rui Rodrigues, Director da Market Division da PortugalFoods

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!