Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Agricultura debate hoje os mercados externos

2 de Abril de 2013

As oportunidades de investimento em Portugal, Angola e Moçambique estão em debate durante a 46ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação (Agro 2013), que começa no Parque de Exposições de Braga (PEB) esta quinta-feira, dia 11, e está aberta até ao próximo domingo.

“A Agro 2013 quer ser, mais uma vez, uma montra do que existe em Portugal, produtos de qualidade que devem ser explorados ao máximo pelos nossos agricultores, não só a nível nacional, mas também internacional. Queremos demonstrar que, em Portugal, existe um forte ‘know how’ na área agro-alimentar e com grande potencial de internacionalização”, afirma Miguel Corais, administrador executivo do PEB.

Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação

A feira, que decorre sob o lema “A agricultura é o caminho”, regista um crescimento de 35 por cento em relação ao ano passado e contará com a presença de 225 expositores dos sectores pecuário, maquinaria agrícola, vinhos e sabores, agricultura biológica, horticultura e floricultura, 40 dos quais são novidade neste certame, que já tem a lotação esgotada.

Esta quinta-feira realiza-se um seminário internacional sobre o futuro do sector primário, que vai mobilizar entidades como os ministérios da Agricultura de Angola, Moçambique e Portugal, o ministério dos Negócios Estrangeiros e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

As oportunidades de investimento em Portugal, Angola e Moçambique serão debatidas num painel com a participação de representantes do Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique, Agência Nacional de Investimento Privado de Angola e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Este ano a área de exposição de maquinaria aumentou sete mil metros quadrados, e estarão reunidos mais de 400 equipamentos. Provas de vinhos e de produtos tradicionais, ‘show cookings’, demonstrações de equipamentos e tecnologias e apresentações de novos produtos e negócios são algumas das actividades do certame.Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação

Nos quatro dias de feira realizam-se também seminários técnicos sobre temas como o Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, o futuro da agricultura biológica, as hortas urbanas, as empresas e os mercados biológicos, a inovação e o empreendedorismo no meio rural e a fileira agro-florestal.

Os concursos pecuários são outro ponto de atracção da Agro 2013. Os animais, desde as raças autóctones mais ligadas à carne (Barrosã, Arouquesa, Minhota, Maronesa) até à raça Holstein Frísia, de produção de leite, concorrem e desfilam numa pista com bancadas para o público. Serão três centenas de animais, incluindo também as raças Marinhoa, Cachenase e as de origem francesa Limousine e Charolesa.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!