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Acountia entra em Angola com parceria estratégica para o mercado lusófono

14 de Junho de 2013

A Acountia – Business Consulting & Acounting entra em Angola e prepara expansão internacional para o mercado lusófono, através de uma parceria estratégica com a Aria Business Solutions, empresa local e master franchising para Angola. A Acountia tem como objetivo alcançar as micro, pequenas e médias empresas angolanas, com um serviço de contabilidade, processamento de salários, relatórios financeiros e consultoria, especificamente o apoio e aconselhamento à gestão – serviços até há pouco tempo apenas disponíveis para as grandes empresas. A parceria segue os objetivos da Acountia de, ainda em 2013, estar presente em diversos mercados da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, além de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil.

Ilídio Faria, diretor da Acountia, explica que «a operação de aquisição de 50% do capital da Acountia pela Conceito – principal player de contabilidade nacional, sendo os restantes 50 % detidos pela Onebiz, rede de franchising líder a nível nacional e fundadora da Acountia –, permitiram obter uma sólida estrutura organizativa, que não só permite a liderança do mercado de contabilidade a nível nacional, como a rápida expansão a nível internacional, sobretudo no que diz respeito aos mercados de língua oficial portuguesa».

A Acountia apostou assim em ter as melhores ferramentas de produtividade existentes no mercado, baixando o custo unitário de processamento e aumentando a rentabilidade de cada uma das unidades, através de um serviço diferenciado e com forte tónica no apoio à gestão dos clientes. Com a operação de aquisição, a prioridade passou a ser a internacionalização, sendo rapidamente identificada a Aria Business Solutions como master franchising em Angola, e à qual será confiada a instalação, divulgação e consolidação da rede neste país.

Ilídio Faria, diretor da Acountia

Ilídio Faria, diretor da Acountia

Para Cláver Furtado, fundador, sócio e gerente da Aria Business Solutions, «a escolha da Acountia deveu-se ao know-how que esta detém no tipo de serviços que são emergentes para as MPME angolanas, mas também pela plataforma tecnológica da Acountia». A partir de agora, «as MPME angolanas poderão ter acesso a serviços fundamentais ao nível da contabilidade, recursos humanos, sistema de reports, e sobretudo no aconselhamento à gestão, podendo os clientes dedicar-se mais atentamente à gestão operacional do seu negócio, delegando, com confiança, em nós estas questões».

«Nesta fase queremos chegar às MPME angolanas, especialmente aquelas que estão a nascer ou renascer com base no programa de financiamento Angola Investe, uma vez que, com os empréstimos bonificados, estas terão de prestar um conjunto de informações financeiras»; assim como «as filiais das empresas estrangeiras, particularmente empresas portuguesas em Angola, que já conhecem a excelência da Acountia e confiam na marca», adianta ainda Cláver Furtado. Um outro objetivo é estabelecer parcerias com universidades e institutos superiores de contabilidade e gestão, no sentido de alargar o franchising e transformar a marca num espaço de formação para futuros profissionais.

Ilídio Faria destaca a experiência do novo parceiro, «profissional experimente na administração de empresas multinacionais, e com forte know-how na área financeira, mais concretamente na contabilidade, fiscalidade e análise financeira». A operação irá arrancar no coração de Luanda, onde se situará a sede da empresa, e onde estarão concentrados os serviços de expansão da marca em Angola, e ainda uma unidade de negócio, vocacionada para a prestação de serviços de contabilidade, apoio à gestão e consultoria.

Segundo o diretor da marca, «este projeto surge numa ótima altura, pois vive-se em Angola uma consolidação de mercado, onde, por um lado, as “Big4” começam a enfrentar a concorrência de players locais, e estes últimos disputam entre si, de forma agressiva, uma franja de mercado de micro e pequenas empresas. A Acountia irá surgir como um operador internacional, vocacionado para a prestação de serviços de contabilidade e apoio à gestão a MPME, através de uma rede com cobertura nacional, prestando assim um serviço de proximidade e de acompanhamento constante da atividade dos seus clientes».

O responsável adianta ainda que «o objetivo a cinco anos é ter pelo menos 20 unidades em território Angolano, que possam prestar serviços regulares a 1.500 clientes, dando emprego a cerca de 120 pessoas». Cláver Furtado acrescenta que «pretende-se no futuro próximo criar unidades franchisadas em todo o território nacional, convidando inclusivamente os gabinetes de contabilidade, empresas de contabilidade e gestão, e profissionais liberais de contabilidade, recursos humanos e gestão».

Em termos de vantagens, «tanto contabilistas como clientes finais têm agora um parceiro. Os contabilistas poderão usar a plataforma tecnológica e o saber fazer da Aria Business Solutions e da Acountia, para prestação de serviços à clientela, assim como os clientes finais poderão usufruir de todos os nossos serviços», explica ainda Cláver Furtado. (Informação da marca)

 

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